Toxoplasmose:
desmascaramos os mitos
sobre a doença do gato
A toxoplasmose é uma doença cheia de estigmas que gera muitas dúvidas. Para esclarecer os mitos da doença do gato, passe para o lado.
A toxoplasmose é causada por um parasita
A toxoplasmose é uma infecção provocada por um parasita. É considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os humanos,
mas na maioria das vezes as pessoas infectadas não apresentam sintomas graves.
Os humanos só pegam a doença
se ingerirem fezes de gatos
A toxoplasmose é transmitida para os humanos através da ingestão de fezes de gatos contaminados. Além disso, beber água contaminada ou ingerir alimentos crus e mal higienizados, como carne de porco, podem transmitir o parasita.
já Os gatos contraem a doença ao comerem carne infectada
Normalmente, a toxoplasmose é transmitida para os gatos se ele beber água contaminada ou comer carne crua e presas infectadas pelo parasita.
Geralmente os gatos são assintomáticos
Na grande maioria das vezes, o gato portador da doença não apresenta nenhum sintoma. Contudo, pode acontecer do animal apresentar febre, vômitos, diarreia e anorexia.
A toxoplasmose não afeta tanto as pessoas saudáveis
Quando os humanos apresentam sintomas, os sinais são parecidos com uma gripe, podem causar febre, ínguas pelo corpo, dor de garganta e muscular. O paciente com baixa imunidade pode apresentar confusão mental e convulsões.
Com os cuidados corretos, grávidas não correm risco
A toxoplasmose em mulheres grávidas pode ocasionar um aborto espontâneo ou afetar o desenvolvimento do feto. Contudo, é possível prevenir a doença evitando contato com as fezes dos gatos. Se suspeitar de contaminação, procure um médico imediatamente.
A toxoplasmose
pode ser evitada nos felinos
Nem todos os gatinhos têm toxoplasmose. Para evitar a doença, evite oferecer carne crua para o gato, opte por rações secas e sachês para gatos. Além disso, lembre-se de trocar a água do felino diariamente.
A toxoplasmose tem cura
para os humanos
Em pacientes saudáveis, basta esperar os sintomas passarem. Já os que têm a imunidade comprometida, precisam ser consultados por um médico. Mulheres grávidas devem fazer o acompanhamento pré- natal e seguir as orientações do obstetra.
Não abandone um gatinho infectado com toxoplasmose
A toxoplasmose não deve ser motivo para abandono. A doença pode ser tratada com antibióticos e o felino pode viver uma vida normal como qualquer outro gatinho.
clique em saiba mais para entender todas as características da toxoplasmose!