por Patas da Casa

Todo cachorro
gosta de crianças? 

Na hora de decidir adotar um cachorro, essa é uma das principais dúvidas de famílias com crianças. Spoiler: é possível, sim, promover uma relação harmoniosa entre pets e crianças, mas tudo depende da forma como isso é feito.

todo cachorro pode ser dócil com crianças, mas depende de
um detalhe importante...


Existem sim algumas raças com tendência a comportamentos mais agressivos, mas a forma como ele é criado desde a infância determina tudo: um cachorro que recebe uma educação gentil, respeitosa e com limites dificilmente se tornará um animal perigoso na vida adulta.

cachorros e crianças: Uma relação de respeito e com limites


Os pais devem ensinar seus filhos a respeitarem os cães desde cedo. Quando a criança é muito pequena, ela não tem tanta noção das coisas e pode ser invasiva com o espaço do animal.

ensine a criança a como
interagir com o cachorro

Para que a convivência seja saudável,
é preciso impor limites. Explique para a criança que não se deve incomodar o doguinho durante as refeições ou quando ele está descansando. O toque no cachorro também deve ser cuidadoso, evitando as áreas do rabo, focinho e patas.

incentive brincadeiras saudáveis entre o cachorro e a criança

Os pais e tutores dão o tom das brincadeiras entre as crianças e cachorros. Nada de atividades que estimulem o lado territorialista e a força do cachorro. Por outro lado, os pequenos também devem ser ensinados desde cedo a não estimularem isso no pet.

Socialize bem o cachorro desde sempre

Além de mostrar aos pequenos a maneira certa de tratar os pets, também é importante ensinar o cachorro a se comportar. A socialização ajuda muito nesse aspecto, já que deixa o cãozinho mais receptivo para a nova amizade.

adestramento do cachorro e criação positiva faz a diferença

As técnicas de adestramento com reforço positivo (ou seja, sem punições) vão ajudar o seu cachorro a se tornar mais educado e obediente, o que faz toda a diferença no contato com os pequenos.

Sempre supervisione
as interações entre o
cachorro e a criança

Mesmo que o cachorro seja tranquilo, dócil e amigável, é recomendável ter sempre um adulto por perto para supervisionar as interações entre o animal e a criança. Assim, se acontecer qualquer coisa de errado, você pode separá-los.

clique em saiba mais e veja outras dicas de como tornar a relação do cachorro com crianças mais harmoniosa!

Saiba mais