Teste de FIV e FeLV: por que são indispensáveis?

A FIV e a FeLV são duas doenças perigosíssimas que podem atingir os gatos. Por isso, a testagem não deve ser deixada de lado, principalmente em filhotes. Passe para o lado e entenda!

FIV é conhecida como a AIDS felina

A FIV, causada pelo vírus da imunodeficiência felina, é popularmente conhecida como AIDS em gatos. É uma doença sem cura e que pode deixar o animal bem debilitado. Não há vacina para FIV, mas a criação indoor ajuda a preveni-la.

FeLV é equivalente a leucemia em gatos

A FeLV é uma doença que compromete todo o sistema imunológico dos gatos e deixa o organismo bastante vulnerável. Ela tem diferentes graus evolutivos e não tem cura, mas pode ser prevenida com a vacina V5.

fiv e felv São doenças perigosas e muito contagiosas

Tanto a FIV quanto a FeLV mexem com a imunidade e podem diminuir a expectativa de vida do animal. Além disso, são quadros altamente contagiosos e que precisam de cuidados especiais pelo resto da vida do pet.

Quando fazer o teste de FIV e FeLV?

O primeiro teste pode ser feito a partir de dois meses de idade. As doenças são transmitidas por meio do contato com a saliva, fezes, sangue e urina de gatos infectados. Portanto, é importante esperar acabar o período de amamentação para fazer a testagem.

Cuidado com o risco do falso negativo ou positivo

Depois de testar a primeira vez, pode ser necessário testar o bichano novamente. Há o risco de dar falso positivo ou negativo, uma vez que são doenças de difícil detecção no estágio inicial.

Em caso de fugas, o teste também é indicado

Se você tem um gato que tem livre acesso às ruas ou que fugiu de casa recentemente, não deixe de testá-lo! Ele pode ter tido contato com algum bichano contaminado e o diagnóstico precoce é fundamental.

clique em saiba mais para descobrir outras curiosidades sobre o teste de FIV e FeLV