Surto de esporotricose:
5 dicas para proteger
seu gato da doença

A esporotricose é considerada uma doença perigosíssima que tem aumentado muito entre os felinos. Passe para o lado e saiba como prevenir o problema!

O que é a esporotricose?

A esporotricose é provocada por um fungo presente na natureza, em matérias orgânicas e folhagens em decomposição. É uma doença transmissível que provoca feridas no corpo do gatinho, especialmente no rosto.

1.A castração pode prevenir
a esporotricose

Após a castração, os anseios do felino de dar uma voltinha na rua reduzem, diminuindo as chances do gato entrar em contato com locais contaminados.

2. Check-ups com o veterinário podem ajudar

As consultas regulares não previnem diretamente a esporotricose, mas podem ajudar no diagnóstico precoce. Consequentemente, isso proporcionará
um tratamento mais eficaz.

3. Evite o contato do animal com o fungo

Por ser extremamente contagiosa, a melhor forma de prevenir os gatinhos da esporotricose é evitando o contato do animal com ambientes que contenham muita folha, troncos e terra.

4. Mantenha a limpeza do local em que o pet vive

Para evitar a proliferação do fungo é fundamental realizar a limpeza de quintais e outros espaços da casa regularmente, retirando folhas acumuladas, lixo e matérias orgânicas.

5. Telas de proteção evitam que o felino saia de casa

Criar o felino sem acesso às ruas é importantíssimo para a saúde do gato, pois evita que o gatinho contraia doenças gravíssimas e que podem ser fatais, como a esporotricose.

Clique em “saiba mais”
para mais detalhes de
como proteger o felino
da esporotricose