Surto de esporotricose:
10 dúvidas sobre a doença que atinge gatos e humanos

A esporotricose é uma doença gravíssima comum nos gatinhos e transmissível para humanos.

1. Como a esporotricose é transmitida para humanos?

A transmissão ocorre quando o fungo entra em contato com a pele dos indivíduos, a partir do contato com espinhos, vegetais em decomposição, palha, lascas de madeira, contato com feridas ou arranhão/mordida de animal infectado

2. Qual o perigo da esporotricose em humanos?

A esporotricose causa feridas na pele similares às picadas de mosquito. Em casos mais graves ou em pessoas com a imunidade baixa, a doença pode se espalhar para outros órgãos do corpo e apresentar complicações mais sérias.

3. Como eliminar o fungo da esporotricose do ambiente?

Para a limpeza do ambiente você vai precisar de luvas e calçados fechados. No ambiente interno, é só usar uma mistura de água e detergente. No externo, basta não deixar acumular lixo e limpar regularmente o quintal.

4. Quanto tempo o gato com esporotricose tem que ficar isolado?

Embora o tratamento dure de seis meses a um ano, quando as feridas desaparecem completamente, o veterinário costuma liberar o gatinho do isolamento.

5. Pode dormir com gato
com esporotricose?

O tutor jamais deve dormir junto com um gato com esporotricose, pois ela é transmitida pelo contato direto com as feridas do animal ou com o fungo presente no pelo de gato.

6. Como saber se peguei esporotricose do gato?

Os principais sintomas da esporotricose são feridas na pele, nódulos, mal-estar, febre, dor ao se movimentar, falta de ar, dor ao respirar, tosse, febre, perda de peso, suor noturno e fadiga.

7. O que fazer se for arranhado por um gato com esporotricose?

Lave imediatamente a área arranhada com água corrente e sabão. Depois da higienização, busque atendimento médico o mais rápido possível para a realização de exames e avaliação médica.

8. Quanto tempo dura a esporotricose em humanos?

O tratamento pode durar cerca de três meses se for feito corretamente. Em casos mais graves, o tratamento pode durar de seis meses a um ano.

9. O que o gato sente quando
está com esporotricose?

Os sintomas da esporotricose são lesões bem aparentes, normalmente na região do rosto e patas. Outro sinal que ajuda no diagnóstico é fraqueza, perda de apetite e até anorexia.

10. Como curar a esporotricose de gatos em casa?

O tratamento da esporotricose dura entre seis meses a um ano, dependendo da gravidade. Leve o pet até uma consulta com o médico veterinário para ter todas as orientações para um manejo adequado e seguro do animal.

Clique em “saiba mais”
para entender melhor
sobre a esporotricose.