por Patas da Casa

4 sinais de que uma gata cruzou e está grávida

O ciclo reprodutivo dos gatos passa por diferentes fases e a fêmea precisa estar receptiva para acasalar com o macho. Mas como saber se a gatinha já cruzou? Veja alguns sinais que indicam isso!

1 - A gata fica mais dengosa no cio

Pouco tempo antes de acasalar, é possível notar uma mudança no comportamento da fêmea. Ela fica mais carente, dengosa, ronronando com frequência e até se esfregando na perna dos donos.

2 - O abdômen fica inchado
e o peso aumenta

Depois do cruzamento, há alterações sutis no corpo do gato. Além da vermelhidão das mamas, o abdômen fica inchado e a gatinha pode apresentar um aumento repentino de peso.

3 - A gata passa a sentir mais fome

Se a gatinha tiver engravidado, o apetite também muda. Ela sente mais fome - até porque agora precisa se alimentar por ela e pelos filhotes. Por isso, repare na alimentação do pet se desconfiar de gravidez.

4 - Xixi de gato com cheiro forte e fora da caixinha

Uma das principais alterações é quanto ao xixi da gata. Além do aumento da frequência de micção, o cheiro da urina fica muito mais forte e a fêmea pode começar a fazer xixi fora da caixa.

Os sinais ficam evidentes semanas depois do cruzamento

Geralmente, os sinais de que uma gatinha cruzou e está grávida começam a ser percebidos por volta da terceira semana de gestação. Se for o caso, é fundamental consultar um veterinário para ter todos os cuidados necessários com a felina.