Registros sugerem que o Shih Tzu existe desde 624 a.C., mas não é possível ter certeza. De origem tibetana, a raça se popularizou somente a partir do século 19, na China, e logo conquistou o mundo.
2) O Shih Tzu é um cachorro braquicefálico
Essa é uma das raças que têm o focinho achatado e sofrem com a braquicefalia. Isso significa que o cachorro tem narinas mais estreitas e maiores chances de sofrer com problemas respiratórios.
3) Todas as cores de Shih Tzu são aceitas
A variedade de cores da raça é imensa. Todos os padrões de cores são aceitos, mas as combinações mais populares são o Shih Tzu branco, preto, cinza, marrom, caramelo, bicolor e tricolor.
4) É uma raça que não solta muito pelo
O Shih Tzu tem pelos longos e abundantes que podem ser ondulados ou lisos. Apesar disso, não é difícil cuidar dos fios do cachorro e ele não solta muito pelo. A escovação 3x por semana é suficiente.
5) O Shih Tzu é dócil, sociável e apegado
Quem conhece um cachorrinho da raça logo se encanta. O Shih Tzu é muito carinhoso, extrovertido e gosta de estar ao lado dos donos. Ao mesmo tempo, ele é bem independente e consegue ficar sozinho por algumas horas.
6) Teimosia da raça dificulta o adestramento
Um dos pontos negativos do Shih Tzu é que esse é um cachorro teimoso. Para evitar atitudes indesejáveis, é importante educar e adestrar o animal quando ele ainda é filhote.
7) Cachorro da raça pode desenvolver coprofagia
O Shih Tzu costuma ser saudável, mas apresenta uma característica bem particular: ele é um cachorro que tende a comer as próprias fezes com frequência. É bom conversar com um veterinário.
8) Preço do Shih Tzu
Para quem deseja comprar um cachorro da raça Shih Tzu, o preço fica na faixa de R$1500 a R$4500. Geralmente, a cor dos pelos, o sexo e a linhagem genética do animal influenciam no valor.
Tudo sobre o Shih Tzu
Gostou de conhecer melhor o Shih Tzu? Se você é apaixonado por essa raça e quer saber tudo sobre o cachorrinho antes de abrir as portas para o doguinho, é só clicar no link abaixo.