Primavera é a estação de transição entre inverno e verão
Durante a primavera, é natural que ocorra um aumento gradativo da temperatura. Por essa razão, o gato troca de pelo, e a pelagem do animal fica mais leve para aguentar o calor do verão.
Como evitar a perda de pelos
em gatos?
Interromper o processo de queda de pelos em gatos não é possível, porém, existem algumas atitudes que os tutores podem tomar para diminuir a quantidade de pelos espalhados pela casa. Confira 6 dicas que ajudam nessa transição!
1) Escove os pelos
regularmente
A escovação regular dos pelos retira os fios mortos que estão soltos no corpo do animal, estimula a circulação sanguínea, mantém a pelagem saudável e evita a formação de bolas de pelos.
2) Ofereça uma alimentação de qualidade
Uma alimentação balanceada é essencial para a saúde dos pelos e da pele do bichano. Como a hidratação ajuda a manter a pelagem saudável, os sachês para gatos são ótimos para evitar a queda de pelo porque são ricos em água.
3) Faça suplementação
de nutrientes
A suplementação de ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, pode ajudar a melhorar a saúde da pele e do pelo do gato. Porém, antes de oferecer para o bichano, é necessário consultar um veterinário.
4) Controle as pulgas
e carrapatos
Além de causar extrema coceira e incômodo no gatinho, as pulgas e carrapatos podem levar à queda excessiva de pelos e formar pequenas falhas na pelagem do animal.
5) Mantenha o
ambiente limpo
Manter a casa limpa e organizada ajuda a evitar a proliferação de doenças que podem agravar a queda de pelos nos gatos.
Por isso, aspire o chão, os tapetes e troque as roupas de cama regularmente.
6) Garanta que o pet esteja sempre hidratado
A hidratação ajuda a manter os pelos saudáveis e com aspecto bonito, por isso incentive sempre o bichano a beber água. Uma dica é investir nas fontes de água para gatos e nas rações úmidas.
Para entender sobre a queda de pelos em gatos na primavera, clique em saiba mais.