Cachorro tem Alzheimer? Descubra se a doença faz parte do universo canino
Na terceira idade dos cães, uma série de doenças começam a aparecer e se tornam comuns. Mas será que uma delas é o Alzheimer? Entenda como a doença se manifesta nos cachorros!
Não é Alzheimer, e sim disfunção cognitiva canina
Nos cães, a doença é chamada de disfunção cognitiva, mas os “sintomas” são bem parecidos com os de Alzheimer nos humanos. Esse é um problema que atinge, principalmente, os cachorros idosos.
Os cães ficam desorientados com frequência
O animal que sofre com disfunção cognitiva costuma se sentir perdido mesmo em um ambiente que ele já conhece. Para o pet, o lugar deixa de ser familiar e muitas vezes ele não sabe nem para onde vai.
Cachorro costuma fazer as necessidades no lugar errado
Nem sempre isso é sinal de malcriação ou má vontade. Se você tem um cão que já é idoso e passou a fazer xixi e cocô fora do lugar do nada, pode ser que ele esteja com algum grau da doença.
Mudanças no sono e esquecer comandos são outros sinais
O cachorro com disfunção cognitiva troca o dia pela noite: ele passa o dia dormindo, e fica mais ativo quando escurece. Outro sintoma é quando ele não atende mais aos comandos, como se tivesse “desaprendido” o que fazer.
Se você tem um cão idoso, fique atento!
As manifestações da disfunção cognitiva canina devem ser avaliadas com atenção por parte do tutor. Se houver qualquer suspeita, vale consultar um médico veterinário. Para entender mais sobre a doença, clique no link abaixo.