Você tem rinite e não sabe se pode ter gato? Veja a resposta!
A vontade de ter um bichano de um lado, e a alergia do outro. O que fazer nesses casos? Passe para o lado e veja algumas informações importantes sobre o assunto.
A alergia não ocorre por causa do pelo do gato
Na verdade, o que causa a alergia é uma proteína chamada Fel d 1 que fica presente na saliva dos felinos. Durante a limpeza com as lambidas, a substância se espalha por toda a pelagem.
Os sintomas nem sempre são muito intensos
Algumas pessoas são mais sensíveis à substância Fel d 1, e outras são menos. A intensidade dos sintomas pode variar bastante, então vale consultar um profissional para saber qual é o seu caso.
Quem tem rinite pode ter gato sim!
Sabendo que a alergia não acontece exatamente por causa do pelo do gato, quem tem reações alérgicas pouco intensas pode, sim, ter um gatinho. Basta ter alguns cuidados para amenizar as crises.
Convivência com um felino melhora a alergia
A exposição gradual ao alérgeno pode fazer com que haja uma redução nos sintomas de alergia a gato. Isso deve ser feito com bastante cuidado e sob a supervisão de um profissional, por segurança.
Existem raças hipoalergênicas
Alguns gatinhos produzem menos proteína Fel d 1 e/ou possuem uma pelagem que retém menos o alérgeno, então provocam menos reações. Algumas dessas raças são o Siamês, Sphynx e o Bengal.
Ração especial também ajuda a controlar o problema
Depois de anos de pesquisa, hoje é possível encontrar alimentos que reduzem, em média, 47% dos alérgenos presentes nos felinos. Isso seria o suficiente para neutralizar os sintomas de alergia nos pacientes.
Clique em “saiba mais” para entender melhor a relação da rinite e gatos!