"Pss pss": especialista desvenda por que os gatos atendem a esse chamado

É comum chamar a atenção de um gatinho emitindo o clássico som “pss pss”, mas você já se perguntou por que os gatos atendem a esse chamado? Passe para o lado e saiba o motivo.

Por que os gatos atendem
o “pss pss”?

A audição dos gatos é super sensível, aguçada e distingue certos tons. O “pss pss” é um som agudo que se assemelha muito ao barulho que as presas dos gatos fazem e ativa o instinto caçador do animal.

Os chamados podem mudar
de região para região

Aqui no Brasil é muito usado o”pss pss” pra chamar a atenção dos gatinhos, mas sabia que o som muda em outros países?
Nos Estados Unidos, os bichanos estão mais familiarizados com o som “kitty kitty kitty”.

Como chamar um gato
com “pss pss”?

Ao escutarem o clássico “pss pss”, pode ser que os gatos reajam imediatamente ao som, como também podem se mostrar desinteressados. Para não ser ignorado pelo bichano, confira algumas dicas de como chamar o gato!

1) Faça sons suaves
e amigáveis

Os bichanos são animais naturalmente desconfiados, então seja delicado na hora de chamar o gatinho,  faça barulhos suaves e amigáveis para não assustá-lo.

2) Chame a atenção do gato frequentemente

Chamar o gatinho pelo som “pss pss” com certa frequência é importante para que ele associe esse barulho à sua presença e compreenda que você está chamando por ele.

3) Use e abuse
de estímulos positivos

Oferecer petiscos para gatos na hora de chamá-los utilizando o som “pss pss” é uma ótima forma de  fazer com que o bichano relacione esse som a algo positivo e vá até você.

4) Respeite o espaço
do gatinho

Se você chamou o gatinho, mas ele não respondeu ao barulho, respeite o espaço e a vontade do animal. Pode ser que ele simplesmente não esteja a fim de interagir no momento.

Se você quer entender melhor sobre o porquê dos gatos atenderem ao “pss pss”,
clique em saiba mais!