Entenda por que seu cachorro detesta a hora do banho

O banho é um cuidado indispensável na rotina dos cães. O problema é que nem todo cachorro gosta muito desse momento e pode tentar fugir ou reagir de maneira negativa. 

Alguns cães têm medo de tomar banho

O medo que o cachorro sente pode estar relacionado a diferentes fatores. Ele pode ter medo de água, da ducha, do secador, da toalha, dos produtos… tudo vira motivo para fugir do banho nessas horas.

O barulho do secador pode ser assustador

A audição canina é muito sensível e, por isso, barulhos muito altos - como o de um secador de cabelo - costumam incomodar esses animais, além de assustá-los. Essa pode ser a razão pela qual seu pet não gosta de banho.

Situações traumáticas podem ser o motivo

Se você tem um animal resgatado ou que passou por outras famílias, o cão pode ter algum trauma envolvendo o banho ou o contato com a água. Ele pode ter sido machucado durante o banho e tosa, ou passado por alagamentos nas ruas.

É importante ter atenção com a temperatura da água

A pele dos cachorros é frágil e não suporta bem altas temperaturas. Se você der um banho muito quente no animal, são altas as chances de ele se sentir irritado e não querer repetir o processo.

Procure um local adequado para dar banho no cachorro

Às vezes o lugar que o tutor dá banho não é o ideal. O box do chuveiro, por exemplo, pode ser escorregadio e causar insegurança no pet, o deixando nervoso na hora do banho. Uma boa opção é optar por banheiras.

Associações positivas podem ajudar

Uma das melhores maneiras de fazer com que o cachorro seja mais receptivo aos banhos é por meio de associações positivas. Dar um petisco e levar o brinquedo preferido do pet para o banho são boas estratégias!

Confira dicas de como dar banho no seu aumigo

Existem várias formas de deixar o animal mais acostumado com os banhos. Além das recompensas, você pode transformar o momento em uma brincadeira, por exemplo. Para mais dicas, acesse o link abaixo!