Dê uma azeitona pro seu gato brincar e veja o que acontece!

Os gatos têm comportamentos curiosos e engraçados. Para “atiçar” ainda mais esse lado divertido dos bichanos, uma dica é oferecer uma azeitona para o pet cheirar. Descubra o porquê!

As azeitonas deixam os gatos bem ativos

As azeitonas (em especial as verdes) costumam deixar os gatinhos muito animados e energéticos. O motivo disso é uma substância chamada isoprenoide, capaz de provocar vários estímulos nos felinos.

Propriedades da azeitona são similares ao catnip

Os efeitos do isoprenoide em gatos é bem parecido com os da nepetalactone, presente no catnip (ou erva de gato). Basta cheirar os compostos que, como resultado, o animal fica mais relaxado e feliz.

Outras plantas têm o mesmo efeito

Não é só o catnip e as azeitonas que deixam os felinos mais animados. Outras plantas que também contêm isoprenoide e não fazem mal aos pets são o manjericão, orégano e hortelã.

Vídeos hilários viralizaram com as reações dos gatos

Vários tutores fizeram o experimento de oferecer azeitonas para os gatos cheirarem e gravaram a reação dos bichanos. Esses vídeos viralizaram nas redes sociais e renderam boas risadas, como o acima!

Nem todos os gatinhos são sensíveis ao cheiro

A sensibilidade aos compostos presentes nas azeitonas e no catnip tem relação com a genética dos pets. Alguns podem ser mais sensíveis e ficar muito agitados, enquanto para outros nada muda e a reação é indiferente.

Pode dar azeitona para gato cheirar, mas não para comer!

Não tem problema dar uma azeitona para o gato cheirar e brincar, mas tenha atenção para o animal não tentar comê-la! A azeitona não é tóxica, mas tem alta concentração de sódio, o que pode ser prejudicial para os pets.

clique em saiba mais e veja Outras curiosidades sobre gatos e azeitona