por Patas da Casa

Entenda porque os gatos ficam correndo do nada pela casa

O comportamento curioso de correr pela casa do nada tem a ver com os Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória. Os gatos acumulam energia e têm essa descarga de adrenalina em momentos específicos. Entenda melhor!

Os sentidos felinos são mais aflorados

Os gatos muitas vezes percebem estímulos que passam despercebidos pelos humanos. Um simples flash, barulho de buzina ou a presença de um pequeno inseto podem deixar o gato mais ativo e com o modo “caçador” ligado.

Os picos de energia tem hora para acontecer

Geralmente, os Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória acontecem depois de uma soneca ou das refeições. Isso acontece porque esses são os momentos do dia em que o animal repõe as energias!

Quadros clínicos também podem ser a causa

Às vezes o gato correndo do nada pode ter relação com problemas de saúde. Doenças digestivas e a síndrome de hiperestesia felina são os quadros mais comuns associados a esse comportamento. Fique atento!

Leve em consideração a idade do animal

Disfunções cognitivas podem acometer gatos idosos e levar a esse surto de atividade aleatória. Por esse motivo, se perceber que o seu bichano está apresentando comportamentos compulsivos, vale fazer um check-up.

O que fazer com o gato correndo de um lado para o outro

O primeiro passo é observar se o comportamento está acompanhado de outros sintomas. Caso não haja outros sinais clínicos, não há com o que se preocupar. Já se suspeitar de alguma doença, não deixe de levá-lo ao veterinário.