Por que os cachorros latem?

Por Patas da Casa

Os latidos são uma forma de comunicação canina. É assim que os cães expressam o que sentem e o que querem. Também é o jeitinho que esses animais encontram de “falar” uns com os outros. Mas sabia que os latidos têm diferentes significados?

Felicidade

Os cachorros latem quando estão felizes, e é muito fácil identificar a situação. O latido é alto, curto e repetitivo, e pode vir acompanhado de alguns movimentos como saltos e o rabinho balançando quando o tutor chega em casa.

Tédio

Se o animal passa muito tempo sozinho, pode latir porque se sente entediado. É
um som alto e prolongado que acontece normalmente quando a família não está
em casa.

Carência

O som é bem parecido com o do cachorro entediado. A diferença é que aqui o cãozinho late diretamente para o tutor, tentando chamar sua atenção porque ele quer companhia.

Proteção

É um latido alto e forte, que costuma vir acompanhado de rosnados e posição de ataque. Acontece muito quando o cachorro acha que você e ele estão em situação de perigo, e ele quer proteger.

Territorialismo

É um latido alto e repetitivo, que geralmente é direcionado para visitas e pessoas desconhecidas que se aproximam. Ocorre muito quando o cão quer “cuidar” do seu espaço, objetos e família. É normal que os pelos da nuca fiquem arrepiados.

Doença

Na maioria das vezes, o cachorro doente fica mais quietinho na dele, mas alguns latidos também são comuns. É um som que pode ser mais baixinho, como se fosse um choro, ou mais alto, como se ele estivesse gritando.

Medo

O medo é um sentimento que pode atingir cães de todas as idades e uma forma de manifestar isso é com latidos. Nesse caso, vem acompanhado de uma postura retraída
e costuma ocorrer por causa de barulhos muito altos, como fogos de artifício e trovões.

Saiba mais!