Você já se perguntou por que os gatinhos sempre caem em pé? Acredite: não é uma simples coincidência. Passe para o lado para desvendar esse mistério.
A coluna dos gatos é composta basicamente por músculos
A anatomia felina é cheia de particularidades. A coluna vertebral dos gatinhos é envolta por um tecido musculoso que garante alta flexibilidade e equilíbrio para o animal.
Os gatos possuem reflexo de endireitamento
A habilidade dos gatinhos caírem de pé está relacionada com o reflexo de endireitamento, uma reação instintiva do animal que permite uma movimentação super rápida para que eles aterrisem em pé.
Gatos podem saltar 7 vezes a própria altura
Devido a estrutura muscular complexa e flexível do gato, eles conseguem multiplicar seu salto em até sete vezes, com um mecanismo semelhante a uma mola.
A pata do gato amortece a queda
As almofadinhas dos gatos são uma estrutura presente nas patinhas do animal que protegem as articulações dos felinos e absorvem o impacto de saltos.
Estrutura da pata de gato é adaptada para saltos
A estrutura muscular das patas traseiras é diferente das dianteiras: enquanto as traseiras têm quatro dedos mais compridos, o que facilita o impulso para saltar, as patas dianteiras têm cinco dedos mais curtos.
A cauda de gato auxilia no equilíbrio
A cauda do gato ajuda o felino a se equilibrar e a manter a posição correta enquanto está no ar. A cauda esticada na vertical permite que o animal se equilibre principalmente em espaços menores ou estreitos.
Clique em “saiba mais” para entender melhor a curiosa anatomia dos gatos!