O barulhinho fofo que os gatos fazem pode ter vários motivos, mas nem sempre é sinal de felicidade. Conheça as principais razões por trás do ronrom.
Por Patas da Casa
carinho
Ao serem acariciados, os gatos ronronam para demonstrar a confiança e alegria que sentem por estar ali. É um som bem comum quando o pet se sente seguro e feliz.
FOME
Os filhotes emitem esse som quando sentem fome e querem que encham seu potinho de comida. Já quando são adultos, isso acontece porque comer é algo prazeroso para eles.
estresse
Em situações muito estressantes, como mudanças de casa ou a chegada de novos integrantes na família, o gato pode fazer esse barulho como uma tentativa de acalmar a si mesmo.
Aventura
Enquanto exploram um novo ambiente e fazem descobertas, os felinos também têm o hábito de ronronar. Nesse caso, o ruído é um pouco mais alto e marcante.
dor
Se o gatinho estiver com algum problema ou sentindo dor, o barulho pode se manifestar com mais frequência. O ronronar constante pode ser um sinal de doença ou que o pet não está bem.
Ronronar É terapêutico!
Estudos científicos afirmam que o ronronar é terapêutico para os gatos e o ajudam na regeneração óssea durante o sono. Os humanos também são beneficiados: o barulho acalma e alivia as tensões do dia a dia.