por Patas da Casa

Por que gato filhote gosta de morder? Veja como lidar!

Cansou de ficar com a mão machucada depois de brincar com seu gato? Saiba que a mordida do gato é uma reação à movimentação do tutor e pode ser uma forma de demonstrar vários sentimentos diferentes. Descubra como manter os dentinhos afiados longe de você!

Gato pode morder
quando sente medo 

Um gato assustado com outros animais, pessoas ou barulhos muito altos pode morder qualquer um que tente ajudá-lo: é instintivo! A melhor maneira de lidar com essa situação é, em vez de tentar pegar o gato, oferecer um local onde o bichano possa se aconchegar até se acalmar, como uma cama bem fofa.

Seu gato pode estar estressado

Situações que tirem o gato da rotina (como uma ida ao veterinário) ou estímulos que causem estresse (como carinhos em lugar onde o gato não gosta), podem ser motivo suficiente para que o gato se defenda com uma mordida. 

Gatos com dor tendem a morder

Até mesmo os gatos que não têm o hábito de morder podem recorrer a essa forma de chamar atenção quando sentem algum tipo de dor ou incômodo. Observe se há perda de apetite, apatia e desinteresse nas atividades do dia a dia e procure um veterinário.

Ele pode estar só brincando

Filhotes de gato brincam entre si dando mordidinhas. É por isso que o pet tem esse comportamento com o tutor quando quer demonstrar amor. Apesar de fofo, esse costume não deve ser estimulado: as mordidas tendem a se tornar mais fortes quando o gato não consegue a atenção que deseja!

Educando um
gato para que ele não morda

Sempre que o gato morder, use o comando “não” com uma voz bem firme e saia de perto dele. Castrar o gato é uma atitude que, além de diminuir as mordidas, traz vários outros benefícios à convivência com um felino. Mas o mais importante é respeitar os limites do gato e não tentar impor contato físico sem que seja da vontade dele, combinado?

Saiba mais!