por Patas da Casa

Gato amassando pãozinho:
o que ele quer dizer com esse comportamento?

Tem cena mais fofa do que um gato fazendo movimentos de afofar? O comportamento típico da espécie faz parte da rotina da maioria dos bichanos. Mas você sabe
por que os gatos amassam pãozinho?

O “pãozinho” é
 Qualquer objeto macio

A expressão “amassar pãozinho” ficou conhecida porque o movimento é semelhante ao que um padeiro faz quando está preparando a massa. Mas gatos preferem pressionar as patinhas em cobertores, travesseiros ou no dono.

Essa é uma forma do
gato relaxar

Quando estão amassando pãozinho,
os gatos se mostram completamente relaxados: eles podem fechar os olhos e emitir ronrons enquanto pressionam as patinhas. É muito fofo!

Amassar pãozinho pode
remeter à amamentação

Você sabia que, quando seu gato amassa pãozinho, ele pode estar se lembrando da sensação boa de quando era amamentado, ainda filhote? É por isso que alguns gatinhos também podem tentar “mamar” o cobertor, além de pressioná-lo. 

O gato está feliz quando
amassa pãozinho

Quando encontram um cantinho aconchegante ou estão recebendo carinho de seu tutor, os gatos podem demonstrar contentamento fazendo o movimento de amassar pãozinho.

Eles marcam território
dessa forma

As patas dos gatos possuem glândulas odoríferas, por isso é possível concluir que
esse comportamento também tenha a ver
com marcação de território. O gato geralmente amassa o lugar onde gosta
de deitar para deixar esse ambiente com
o seu cheirinho.

Gata amassando pãozinho
pode estar no cio

Amassar pãozinho também pode ser uma forma da gata fêmea “seduzir” o macho quando ela está no cio, sabia? Se ela estiver vocalizando mais que o normal ou demonstrar muita vontade de ir para a rua,
é sinal de que está no cio.

Gatos amassam pãozinho para
se alongarem

O movimento das patinhas quando o gato amassa pãozinho também serve para alongar os músculos e ativar a circulação. Gatos adoram um bom alongamento: o exercício deixa o felino mais alerta.

Saiba mais!