Por que o focinho dos cachorros está sempre gelado?
Além de muito fofos, os focinhos têm uma outra característica bem peculiar: eles estão sempre mais frios do que o resto do corpo do animal. Será que isso é normal? Passe para o lado e descubra!
O focinho tem várias funções
O nariz do cachorro é um dos órgãos mais importantes da anatomia canina. É por meio dele que o cachorro respira, sente diferentes cheiros e consegue regular a temperatura corporal quando está muito frio ou muito quente.
O aspecto “geladinho” é por causa da regulação térmica
Os cães regulam a própria temperatura por meio da respiração, e não pelas glândulas sudoríparas como os humanos. É por isso que a região costuma ficar úmida e geladinha a maior parte do tempo.
A presença de muco no nariz do cachorro ajuda a captar cheiros
Bem em cima do nariz, os cães têm uma fina camada de muco. Apesar de parecer um mero detalhe, isso ajuda a “prender” as moléculas de odor e aguça ainda mais o olfato canino.
Nariz de cachorro gelado não é sinal de problema
De maneira geral, tocar no focinho do cachorro e perceber que ele está gelado é um bom sinal de saúde. O problema é se outros sintomas estiverem presentes, como o cachorro tremendo.
E o nariz de cachorro quente, o que quer dizer?
Se por um lado o focinho gelado quer dizer que o animal está saudável, por outro o focinho quente muitas vezes precisa de atenção. Se estiver assim por muito tempo, pode indicar um quadro febril no animal.
Outras alterações também devem ser observadas
Sempre verifique como está o nariz do seu cachorro. Às vezes, alterações mínimas, como um focinho inchado, ferido ou descascando, podem sugerir um problema que precisa de avaliação médica.
O focinho de cachorro tem muitas curiosidades
Assim como outras partes do corpo dos cães, o focinho é cheio de fatos curiosos. Para entender melhor o que algumas situações do nariz de cachorro indicam, acesse o link abaixo!