6 motivos para não deixar seu gato dar voltinhas na rua
Gatos são animais que adoram explorar o mundo! Porém, a rua é um ambiente que traz diversos perigos para o bichano e as voltinhas podem, até mesmo, diminuir a expectativa de vida do gato.
1) Gato sozinho na rua pode contrair doenças graves
O contato do gato saudável com um gato infectado é a forma de contágio de várias doenças: Gripe de Gato, Calicivirose, FIV, FeLV e Micoplasmose são alguns exemplos. Na rua, não dá para evitar o contato com gatos desconhecidos, que podem estar doentes.
2) Seu gato pode se envolver em brigas
Gatos são animais territorialistas. Por isso, quando um novo gato aparece em um ambiente já “dominado” por outro felino, é bem provável que os ânimos fiquem exaltados, brigas aconteçam e ambos os gatos saiam feridos da situação.
3) O gatinho pode se perder e não conseguir voltar pra casa
O senso de localização dos gatos é bom, mas nada garante que o seu pet não vá se empolgar no passeio e acabar indo para muito longe. As chances dele conseguir voltar pra casa são baixas, mesmo que ele tenha plaquinha de identificação.
4) seu gatinho pode ser atropelado
O atropelamento é um dos principais perigos que a rua oferece aos gatos. Além dele estar em um lugar desconhecido e não ter muita noção dos perigos, existe muita gente no mundo que não se importaria em machucar um gato nessas circunstâncias.
5) seu gato pode sofrer maus-tratos na rua e até ser envenenado
Uma reunião de gatos, principalmente quando há uma gata no cio, pode ser muito barulhenta. Infelizmente, algumas pessoas contornam essas situações praticando maus-tratos, como envenenamento. Na melhor das hipóteses, outra pessoa pode adotar o gato que já é seu.
6) O gato pode comer lixo
Se dentro de casa o gato pode reclamar se o pote de ração não estiver cheio o suficiente, na rua a situação pode ser bem diferente: o instinto explorador pode levá-lo a comer algo que encontrou no lixo, por exemplo.
experimente passear com seu gato de coleira
Quem disse que as coleiras são só para os cães? Gatos também podem ser acostumados a passear com o tutor. Comece passeando dentro de casa, aos poucos, e vá aumentando o trajeto. Pode ser uma experiência e tanto!
clique em saiba mais e veja os benefícios de criar o seu gato na segurança de casa, além de dicas de como fazer isso!