Assim como os cachorros, os gatos podem aproveitar a vida ao ar livre e fazer passeios, desde que sejam supervisionados pelos donos e estejam sempre na coleira e guia. Veja algumas dicas de como aderir a atividade de forma segura!
Vacinas precisam estar em dia
Antes de sair com o gatinho pela rua, é importante que ele já tenha tomado todas as vacinas e esteja completamente imunizado. Não deixe de seguir o calendário vacinal à risca, evitando atrasos para deixar o animal bem protegido.
Só saia com o gato na coleira
A coleira e a guia são acessórios obrigatórios para passear com o gato. Juntas, elas evitam que o animal fuja e se perca dos donos, e também diminuem as chances de acidentes.
Acostume o gato em casa antes de ir pra rua
O gato precisa de uma adaptação com a coleira antes de começar a passear. Faça uma associação positiva em casa, e quando se sentir completamente seguro, é hora de sair com o bichano pela primeira vez na rua.
Prefira trajetos curtos
Nos primeiros passeios com o pet, prefira lugares mais próximos de casa e que tenham pouca movimentação. Assim o gatinho não vai estranhar tanto e vai se sentir mais confortável para aproveitar o passeio.
Cuidado com parasitas!
Com passeios mais frequentes, o gato acaba ficando mais exposto a parasitas como pulgas e carrapatos. Por esse motivo, é necessário fazer uma checagem regular do corpo do pet. Um bom momento para fazer isso é durante a escovação dos pelos!