As vacinas são um dos cuidados mais importantes na rotina de um cachorro. Elas são responsáveis por afastar diversas doenças graves dos pets e necessitam de reforço anual.
Como a vacina funciona?
A vacina estimula a produção de anticorpos contra um agente causador de doenças. Ou seja, uma vacina contra raiva estimula o corpo do cão a produzir anticorpos que impedem a contaminação do vírus da raiva.
Sem vacina, sem proteção!
Se o cachorro não está vacinado, essa produção de anticorpos não é estimulada. Com poucos anticorpos, o cão fica menos protegido, o que aumenta muito as chances dele se contaminar.
Vacinas têm prazo de validade
A maioria das vacinas precisam de doses de reforço anuais. Elas garantem que o cão fique sempre protegido. Por isso é fundamental aplicar na data certa. Quanto mais atrasar o reforço, mais desprotegido ficará o pet.
Atrasei a primeira vacina. E agora?
Nesse caso, vacine o mais rápido possível. Seja um filhote ou um adulto que nunca se vacinou, leve-o ao veterinário para iniciar o ciclo de imunizações. É fundamental fazer exames antes de vacinar, pois um cão doente não pode receber a vacina.
Tem problema atrasar uma das doses?
Algumas vacinas precisam de ao menos três doses aplicadas com cerca de 21 dias de diferença - geralmente na primeira vez que o cachorro será vacinado na vida. Fique atento! Se o tempo entre as doses já tiver passado, será necessário reiniciar a contagem.
Evite passear se a vacina estiver atrasada
O ideal é aplicar o reforço anual no dia exato em que se completa um ano, mas é normal surgirem imprevistos e atrasar um pouco. O importante é vacinar o mais rápido possível.. Nesse tempo, evite passear na rua com o pet.
O ideal é nunca atrasar a vacina!
Deu para perceber que atrasar a vacinação nunca é uma boa ideia, né? Por isso, mantenha o calendário de vacinação sempre em dia! Só assim seu pet ficará completamente protegido de doenças.