por Patas da Casa

Outubro rosa chama
a atenção para câncer de mama em cadelas e gatas

A campanha Outubro Rosa é conhecida por conscientizar pessoas sobre o risco do câncer de mama, mas o que muita gente não sabe é que essa doença também existe no mundo animal.

O que é câncer de mama?

O câncer de mama ocorre quando há um crescimento anormal das células presentes nas mamas de cães e gatos. Esse aumento dá origem a tumores, que podem ser benignos ou malignos. Quando malignos, recebem o nome de câncer.

Causas do câncer de mama
em cadelas e gatas

O crescimento irregular das células costuma
ter relação com o aumento da produção de hormônios. Situações como uso de anticoncepcionais para cães e gatos ou obesidade podem causar maior concentração de hormônios. Por isso, esses são considerados os principais fatores que levam à doença. 

Sintomas do câncer de mama
em cães e gatos

Normalmente, os sintomas do câncer de mama começam a aparecer apenas nos estágios mais graves e, por isso, a doença é considerada tão grave. Os principais são: aumento do volume das mamas, secreção, sensibilidade e dor na região, febre, perda de apetite e apatia. 

Tratamento
do câncer de mama

O câncer de mama em pets tem cura, principalmente se descoberto no início.
Os principais tipos de tratamento são intervenção cirúrgica (que faz a retirada do tumor) e quimioterapia (que destrói as células cancerígenas e evita metástases, sendo indicada para casos mais graves). 

Outubro rosa:
saiba como prevenir a doença

A principal forma de evitar o câncer de mama em cadelas e gatas é com a castração. Uma dieta balanceada e exercícios físicos também são fundamentais. Outra dica é jamais usar anticoncepcionais para cadelas e gatas.