O gato com o miado rouco é normal? Veja o que pode ser

O miado de gato pode ter diferentes timbres: alguns são mais agudos, outros mais graves. Mas será que o miado “rouco” é normal? Passe para o lado e descubra o que isso significa e quando é motivo de preocupação.

O gato pode ser rouco
de nascença

A rouquidão pode ser normal se o seu gatinho sempre se comunicou dessa forma. Às vezes é uma característica do miado de gato, mesmo com o aspecto ruidoso. Também pode ser  um miado “que deu errado”.

Se o miado rouco surgiu
de repente, fique alerta!

O problema não é um gatinho que sempre foi rouco, mas sim o gato que ficou rouco do nada. Esse, sim, precisa de maior atenção e, dependendo do caso, deve até ser avaliado por um veterinário.

Rouquidão pode indicar problemas respiratórios

Algumas doenças podem deixar o gato rouco. A laringite, por exemplo, é uma doença que altera o timbre do miado e tem a rouquidão como sintoma. Gripes e problemas na tireoide também podem causar isso.

Bolas de pelo também deixam
o gato rouco

Outro motivo para a rouquidão felina é a formação de bola de pelos (tricobezoar).
A melhor maneira de evitar que isso aconteça é escovando os pelos dos bichanos regularmente e oferecendo uma alimentação de boa qualidade.

É bom ficar de olho na presença de sintomas

Se o gatinho estiver realmente doente, ele vai manifestar outros sinais clínicos. Por isso, fique de olho em sintomas como tosse, espirro, secreção, dificuldade respiratória, apatia e falta de apetite.

Tratamento vai depender do quadro do animal

Não existe um “remédio” para gato rouco, pois o tratamento vai depender do diagnóstico do veterinário. Como existe mais de uma causa para o problema, não deixe de consultar um profissional de confiança.

CLIQUE EM "SAIBA MAIS" PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE O GATO COM MIADO ROUCO!