Sempre se perguntou se o seu gato consegue reconhecer o nome que você escolheu para ele? Percebe que, às vezes, ele atende o chamado, mas desconfia que foi somente porque ele reconheceu o som da sua voz? Chegou a hora de tirar essa dúvida!
Gato atende pelo nome, mas só quando ele quer!
Depois de analisar 77 felinos de todas as idades, um estudo publicado na revista Scientific Reports concluiu que gatos domésticos conseguem entender qual é o próprio nome, mesmo que não expressem reação todas as vezes.
Voz do dono não Interfere na percepção!
Nos testes, os pesquisadores usaram gravações com a voz do dono e vozes dos cientistas falando o nome dos gatos e palavras com sonoridades parecidas, que foram ignoradas pelos felinos. Quando ouviam o próprio nome, os gatos moviam a cabeça ou a orelha, independentemente de qual era a voz na gravação.
Ensinando ao gato o seu nome
Associe o nome do gato a um reforço positivo. Sempre que chamá-lo, ofereça um petisco ou faça um carinho caprichado. Por outro lado, evite falar o nome do gato quando precisar dar uma bronca.
Tem problema trocar o nome do gato?
Se você adotou um gatinho que já havia sido batizado, pode mudar o nome dele sem problemas. A técnica é a mesma: associação positiva. Fale o nome dele sempre que ele estiver tranquilo, recebendo carinho, brincando ou fazendo algo que gosta.