Assim que um gatinho nasce, a base da alimentação dele é a amamentação. É no leite materno que o pet encontra substâncias importantes, como o colostro, para se desenvolver e se fortalecer.
O leite materno deve ser a única fonte de nutrientes dos filhotes durante o primeiro mês de vida — e pode se estender até os dois meses. Só depois é que acontece a transição para a papinha e ração sólida.
Amamentação acontece até os dois meses de vida
Filhotes sem a mãe precisam de leite artificial
No caso de gatos filhotes que foram abandonados e estão sem a mãe, a melhor opção é comprar uma fórmula de leite artificial para gatos no pet shop. Outra possibilidade é encontrar uma ama de leite.
Existe diferença entre o leite artificial e o leite materno?
O leite artificial para gatos contém os mesmos nutrientes que o pet encontraria na amamentação. Ele é formulado especialmente para isso, então é um produto seguro.
Mais velhos, gatos se tornam intolerantes à lactose
Na fase adulta, o organismo felino passa por várias mudanças e uma delas é a diminuição da enzima lactase, responsável por digerir a lactose. Isso faz com que os pets se tornem intolerantes à substância.
Nem todos os gatos são intolerantes
E muitos bichinhos até gostam do gosto do leite. No entanto, não é recomendável oferecer o líquido para gatos, pois são altas as chances de ele passar mal e sofrer com um desarranjo intestinal.
Clique em ‘saiba mais’ e descubra se gato pode tomar leite de vaca!