Apesar de ser mais comum em gatos que têm acesso à rua, animais caseiros também pegam carrapato. O contágio acontece quando o pet convive com cachorros infectados, vão ao veterinário e/ou pet shop ou quando os parasitas se instalam nos calçados e roupas dos donos.
coceira é o principal sintoma de que seu gato está com carrapato
A coceira excessiva é o principal sinal de que o gatinho foi infectado por carrapatos. Os parasitas costumam se alojar mais nas patas e perto das orelhas, mas outras áreas do corpo também são afetadas.
outros sintomas de gato com carrapato
Fique atento a pontos de vermelhidão pelo corpo, queda de pelos e apatia. Muitas vezes é possível identificar o carrapato a olho nu.
Remoção do carrapato no gato precisa de cuidado
Para retirar o carrapato, use uma pinça desinfetada e faça tudo com muito cuidado, pois qualquer erro pode deixar parte do parasita preso à pelagem. O mais indicado, porém, é usar algum produto que faça os carrapatos caírem do corpo do gato sozinhos. Converse com um veterinário!
cuide da infestação de carrapatos no ambiente
Não adianta nada tratar seu gato e remover os carrapatos do corpo dele se você não cuidar do ambiente. É bem provável que sua casa também esteja infestada pelos parasitas e em algumas semanas o gato acabará contaminado novamente.
proteja seu gato contra carrapatos
O que não faltam são opções para prevenir infestações de carrapatos. No pet shop você encontra coleiras especiais, comprimidos e sprays para aplicar diretamente no corpo do animal. Fique atento ao uso correto e o tempo de ação do produto.
cuidado para não levar carrapatos para dentro de casa!
Se certifique de tirar o sapato antes de entrar no ambiente em que o animal vive, especialmente se você esteve em parques ou teve contato com animais de rua.
clique em saiba mais e veja outras dicas de como prevenir os carrapatos em gatos!