Briga ou brincadeira? Aprenda a diferenciar as interações entre os pets
Muitos tutores que convivem com mais de um gato têm dificuldade em reconhecer quando os bichanos estão brigando ou apenas brincando. Veja algumas dicas!
Brincar de brigar pode ser comum entre os felinos
A briga de gato às vezes parece uma brincadeira, enquanto a brincadeira pode parecer uma briga, mesmo sendo inofensiva. Por isso, reconhecer as falsas “brigas” é importante para saber quando intervir e quando deixar rolar.
Interações isoladas não determinam a convivência dos gatos
Segundo uma pesquisa, a relação entre os gatos pode mudar com frequência. Ou seja, interações “isoladas” — como uma briga — não fazem muita diferença se os gatos normalmente mantêm uma boa convivência.
Mas como diferenciar brincadeiras de brigas?
As brincadeiras de “luta” normalmente vêm acompanhadas de interações físicas, mas sem a emissão de sons. Já se houver muitos miados, perseguição e pausas longas na interação, pode ser que haja um conflito.
Observe o comportamento dos pets após a “briga”
A maneira como os bichanos se comportam após o confronto é determinante para saber se eles mantêm uma boa relação ou não. Por isso, fique atento aos momentos seguintes da briga.
Se os gatos brigam e logo depois se acariciam, não há problema
Se for um caso isolado de estranhamento, é provável que os gatinhos vão manter os mesmos hábitos de antes, como se esfregar, se lamber, dormir próximos um ao outro e compartilhar objetos.
Reações “negativas” podem precisar de intervenção
Geralmente, os sinais de desafeto surgem quando o animal evita contato físico com o outro e os momentos de carinho viram brigas. Se for o caso, pode ser necessária a ajuda de um veterinário ou adestrador.
Ainda não entendeu como reconhecer se é uma briga ou brincadeira de gato?
Clique no botão abaixo para não ter dúvidas!