Os gatinhos podem ficar tristes por diferentes motivos. Mas será que você consegue reconhecer os sinais de que ele está desanimado e precisando de ajuda?
1.Ele não tem mais vontade de comer
A mudança de apetite nos gatos é um forte indício de que o animal não está bem. Se o seu pet deixa de se alimentar de uma hora para outra, é bom investigar a causa disso.
2.A rotina de higiene do gato muda
Quando estão tristes, alguns gatos simplesmente deixam de se limpar enquanto outros passam a tomar banhos em excesso. É importante observar a frequência da “autolimpeza” dos bichanos.
3. O gato se esconde o tempo todo
Esconderijos atraem os felinos, e eles amam passar um tempo lá. O problema acontece quando o animal passa a maior parte do tempo - se não o dia todo - sem ser visto porque está escondido.
4. Os miados se tornam mais frequentes
Miar faz parte da comunicação dos gatos. Mas se o seu gatinho não miava muito, e passou a miar excessivamente de uma hora para outra, ligue o alerta!
5. Ele dorme mais do que o normal
Os gatos geralmente dormem de 12 a 16 horas por dia. É um tempo considerável de sono, mas se o seu pet parece não querer acordar e chega a dormir mais do que isso, fique de olho.
6.O gato deixa de brincar
Perder o interesse em atividades e brincadeiras é um clássico sinal de gato triste. É como se nada mais despertasse a curiosidade do animal, o que não é algo “normal”.
7. Ele não tem ânimo para nada
A prostração é outra maneira de identificar quando há algo de errado com o pet. Ele prefere passar o dia parado no mesmo lugar sem fazer nada do que brincando ou interagindo.
8. O gato se torna agressivo
Em alguns casos, a tristeza pode vir acompanhada de agressividade. Ou seja, sempre que você tenta se aproximar do gatinho, ele tem uma reação negativa e tenta se afastar.
Clique em “saiba mais” e veja como ajudar um gato triste!