Gato se lambendo muito: quando deixa de ser normal?

Os gatos têm o hábito de se lamber todos os dias, mas será que você sabe reconhecer quando isso vira um problema? Saiba mais a seguir!

Lambidas fazem parte da autolimpeza felina

A língua dos gatos tem uma anatomia própria para retirar impurezas, sujeiras e pelos soltos da pelagem, deixando-a brilhante e macia. É com as lambidas que eles fazem a higiene e “tomam banho”.

Escovar o gato é necessário para evitar bolas de pelos

Como o famoso “banho de gato” acontece todos os dias, eles podem acabar engolindo uma quantidade muito grande de pelos soltos. Por isso, é fundamental escovar a pelagem dos bichanos rotineiramente.

O gato também se lambe para aliviar incômodos

As lambidas também são uma forma de o gato aliviar coceiras, incômodos causados por pulgas e carrapatos e até mesmo de amenizar alguma dor que ele esteja sentindo. É bom ficar atento!

Lamber frequentemente o mesmo local é sinal de alerta

Se a lambida foca em uma única parte do corpo do animal, é provável que o problema esteja ali. Nesse sentido, observe se há feridas, falhas na pelagem ou algum outro sinal de que há algo de errado.

Em alguns casos, a lambedura pode significar doenças

Às vezes o gatinho se lambendo o tempo todo pode estar com algum problema de saúde, como infestação de parasitas ou doenças. Alterações no comportamento, como falta de energia e perda de apetite, são comuns nesses casos.

Em outros, pode ser ansiedade e estresse

Mudanças na rotina podem deixar um gato ansioso e estressado. Como resultado, ele começa a ter atitudes compulsivas, como se lamber em excesso. Se for o caso, vale investigar a causa por trás do estresse.

Clique em saiba mais para entender melhor esse comportamento felino e saber o que fazer!