por Patas da Casa

Gato precisa tomar banho?

Apesar de ser um cuidado básico com os cães, o banho é um assunto polêmico quando falamos de gatos. Afinal, eles precisam receber esse tipo de cuidado? Arrasta para o lado e descubra!

a língua do gato tem a anatomia perfeita para remover sujeiras

Se você olhar bem a língua dos gatinhos, verá que ela tem uma textura mais áspera, parecida com uma lixa. São as papilas filiformes, pequenas espículas de queratina que ajudam na remoção de sujeiras e pelos mortos.

gatos são autolimpantes e não precisam de banho estético

Faz parte do instinto felino se limpar com a língua. Portanto, o banho com água, sabonete e shampoo não é indicado para gatos, especialmente se for para fins estéticos. A língua dá conta do recado!

A água retira a proteção natural dos pelos do gato

O contato frequente com a água tira a proteção natural e pode desencadear problemas de pele. Além disso, os banhos também inibem os feromônios presentes no corpo do animal - e é por isso que eles costumam passar horas se lambendo depois do banho.

O banho é altamente estressante para os gatos

Os felinos são muito pragmáticos e não gostam de alterações na rotina. Os banhos podem desencadear uma crise de estresse. A liberação de hormônios relacionados ao estresse podem, inclusive, deixar o seu gatinho doente. 

Banho somente com
orientação veterinária

Em alguns casos, o tutor pode dar banho em gatos, mas isso deve ser indicado por um médico veterinário antes. Geralmente essa recomendação só é feita em casos de controle e tratamento de doenças de pele, e requer produtos bastante específicos.

e o que fazer quando o gato
se suja?

Se o gato se sujar muito e a autolimpeza com a língua não for suficiente, existem algumas alternativas ao banho: os lenços umedecidos para pets ajudam a retirar a sujeira mais difícil; e o banho a seco sem fragrância também é indicado.

escovar os pelos do gato diminui a sujeira e evita bolas de pelo

Você pode "facilitar" a autolimpeza do seu gato e ajudá-lo a se manter mais limpo: basta escovar os pelos dele com frequência. Além de tudo, a escovação previne a formação de bolas de pelo, que podem ser prejudiciais à saúde. 

clique em saiba mais e veja outros motivos para não dar banho em gatos!

Saiba Mais