por Patas da Casa

Mordida de gato:
6 razões por trás
do comportamento

O gato mordendo pode ter várias explicações que vão desde uma simples demonstração de carinho até medo ou estresse.

1) Medo

Nesse caso, trata-se de um comportamento instintivo e de defesa. O medo fala mais alto, e ele vai tentar morder quem se aproxima. É comum durante as queimas de fogos nas festas de fim de ano.

2) Estresse

Quando o animal é submetido a situações estressantes, como mudanças de casa ou idas ao veterinário, pode morder. É como se as mordidas fossem uma forma de expressar seu incômodo e insatisfação.

3) Estímulos errados

Ao usar as mãos para brincar com o seu gato, você acaba o estimulando a usar a boca - e consequentemente as mordidas - para interagir com você. São estímulos que devem ser evitados.

4) Carinho

Às vezes, o gato mordendo é uma manifestação de carinho. Ele não faz isso por mal e não pretende te machucar, mas quer chamar sua atenção para iniciar uma sessão de carícias.

5) Não quer mais carinho

Os felinos também podem morder como um sinal de que não querem mais serem acariciados. Isso também vale para regiões - como a barriga - que eles não gostam de ser tocados.

6) Doenças

Se o animal não tem o hábito de morder, mas ultimamente tem usado os dentes para te abocanhar, pode ser sinal de que tem algo errado. Ele pode estar sentindo dor ou outros incômodos que podem indicar uma doença.

O que você precisa saber sobre
a mordida de gato

É importante não estimular a mordida de gato como se fosse um tipo de brincadeira.
A dica é tentar prever a atitude e corrigir o comportamento logo cedo. Clique no botão abaixo e fique por dentro do assunto!