Humanos falam, cachorros latem e gatos miam. Tudo é uma forma de comunicação. Apesar de não falarmos a mesma língua, é possível entender exatamente o que o gato quer pelo miado. Veja a seguir!
gato miando: aprenda a identificar o que seu bichano quer dizer
fome
Se o bichano está com fome, vai começar a miar para avisar que quer comer. Por causa da fome, o miado costuma ser mais alto e insistente. Normalmente, basta colocar ração no pote que o pet vai atrás e para de miar.
dor
Quando o gatinho está com dor, incômodo ou problema de saúde, ele mia para deixar claro que não está bem. É um miado insistente, repetitivo e que não para com facilidade. Fique atento para descobrir a causa do problema.
choro
Um gato triste, ansioso ou preocupado pode choramingar. O miado lembra um choro agudo e melancólico. É comum que filhotes apresentem esse miado com frequência pois não sabem expressar bem o que sentem.
raiva
Gatos se estressam por vários motivos: alguém invadiu seu espaço, pisou em seu rabo sem querer ou o fez se sentir ameaçado. Nesses casos, ele solta um miado alto, agudo e duradouro, podendo rosnar.
demonstrar carinho
Sabe aquele miado calminho e suave que o gato faz quando está com você? Isso é uma demonstração de amor! Normalmente, vem com o clássico movimento de afofar ou ficar passando entre as pernas do tutor.
gata no cio
Se a gata não é castrada e mia de forma melancólica e repetida, provavelmente está no cio. Nesse período, é normal que as fêmeas tenham esse comportamento. Já os machos ouvem o choro e miam de volta.
CLIQUE EM "SAIBA MAIS" PARA ENTENDER TUDO SOBRE A LINGUAGEM DOS GATOS