Gato feral: o que eles têm em comum com felinos selvagens e domesticados?

É comum que as pessoas confundam gatos ferais e selvagens porque eles têm comportamentos bem parecidos. Mas qual é a real diferença entre eles? Passe para o lado e descubra!

Ferais são gatos domésticos que não foram socializados

Biologicamente, um gato feral é idêntico a um gato doméstico. A diferença é que os ferais geralmente são felinos que foram abandonados e vivem nas ruas sem nunca terem tido contato com humanos.

O comportamento do gato feral é menos dócil

O gato feral é um animal mais hostil e com instintos selvagens acentuados. Eles caçam para se alimentar, se reproduzem por conta própria e não dependem dos humanos para nada. Ou seja, se viram perfeitamente sozinhos.

Também existem gatos semi-ferais

A classificação de gatos semi-ferais corresponde aos animais que têm atitudes selvagens, mas não sobrevivem da caça. Eles geralmente se alimentam de restos de comida ou vivem em colônias e são alimentados por humanos.

Não confunda esses animais com gatos ariscos

Muita gente pensa que um gato feral é sinônimo de um gato arisco. Não é bem assim. O feral não aceita a aproximação dos humanos e tem atitudes selvagens, enquanto gatos ariscos normalmente são medrosos por causa da falta de socialização.

E qual a diferença entre gatos ferais e gatos selvagens?

Um animal selvagem, diferentemente de um gato feral, ainda vive em seu habitat natural e nunca passou por nenhum tipo de domesticação. Várias espécies se enquadram aqui, como o gato-do-mato, jaguatiricas, leopardos e onças.

É possível domesticar os ferais?

Diferente de gatos totalmente selvagens, os ferais têm, sim, a possibilidade de serem domesticados. No entanto, essa é uma tarefa difícil e cheia de desafios. Para saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo!