A visão dos gatos desperta muita curiosidade. Seja de dia ou à noite, os felinos sempre parecem saber tudo que acontece à sua volta sem esforços. Passe para o lado e entenda como isso funciona!
Olhos se adaptam às cores e luminosidade
As estruturas que captam as imagens são os cones e os bastonetes. Os primeiros são responsáveis pela visão diurna e percepção de cores, e os últimos pela visão noturna e periférica do animal.
Visão noturna é ampliada
O gato enxerga muito bem no escuro graças a quantidade de bastonetes no olho e a uma membrana (tapetum lucidum) que funciona como refletor. É por isso que o olho de gato brilha no escuro!
Gatos possuem instintos noturnos
Os felinos são animais noturnos. Eles são adaptados para viverem dessa forma, e é por isso que eles têm uma visão aguçada quando escurece: é questão de sobrevivência.
Visão periférica de milhões!
Os gatos têm uma visão muito mais ampla do que a nossa e conseguem enxergar tudo em um ângulo de até 200º. Nos humanos, a visão periférica só vai até 180º.
Gato não enxerga todas as cores
A visão felina é um pouco limitada quando o assunto são cores. Os humanos têm três células fotorreceptoras que captam o vermelho, azul e verde. Já os gatos possuem apenas duas dessas células.
Pupila dilatada ou retraída: o que significa?
À noite, o gato fica com a pupila dilatada na tentativa de buscar qualquer resquício de luz no ambiente. Já de dia, não há essa necessidade e por isso a pupila do gato fica retraída.
clique em "saiba mais" para entender melhor a visão dos gatos