Gato amassando pãozinho no dono: amor ou marcação de território?
O ato de afofar ou massagear o colo dos donos é comum entre os bichanos. Mas já parou para pensar no que esse comportamento significa?
Por que gatos amassam pãozinho?
Essa simples atitude dos gatos pode ter diferentes motivações. Mas uma coisa é certa: os bichanos normalmente fazem isso quando se sentem confortáveis e querem relaxar.
O ato pode, sim, ser uma demonstração de amor
A linguagem de afeto dos felinos está nos detalhes — e o amassar pãozinho é um ótimo sinal. Ele costuma fazer isso quando se sente seguro e quer transparecer o carinho que sente pelo humano.
Mas também pode ter relação com territorialismo
As patinhas exalam um odor característico que ajuda na demarcação de território. Por isso, em alguns casos, um gatinho pode amassar pãozinho para mostrar aos outros pets da casa que o tutor já tem “dono”.
Existem outras formas do gato marcar território
Além de amassar pãozinho, as maneiras mais comuns de o animal reivindicar um território é urinando ou se esfregando em um determinado local.
Alongamento e cio são algumas possíveis explicações
Afofar uma superfície, como o colo do tutor, também pode estar associado com o ato de se alongar e “esticar” as patas; assim como pode ser um sinal de gata no cio, que fica mais carente e exige mais atenção.
gatos dizem “eu te amo” quando amassam pãozinho?
No geral, pode-se dizer que os felinos dizem “eu te amo” ao amassar pãozinho no tutor. Outros comportamentos típicos do amor de gato são seguir o dono, dar lambidinhas, deitar de barriga para cima e ronronar.
Clique em “saiba mais” e entenda melhor os motivos do gato amassar pãozinho!