por Patas da Casa

Focinho dos gatos: 5 coisas que você precisa saber sobre esta área

Uma das regiões mais fofinhas do corpo dos gatos é, sem dúvidas, o focinho deles. Veja algumas curiosidades interessantes sobre essa parte da anatomia felina!

1) As “impressões digitais” dos gatos ficam localizadas no focinho

Assim como os humanos têm impressões digitais nos dedos, os gatos também têm — só que no focinho! São pequenas linhas desenhadas bem em cima do nariz desses animais.

O focinho de cada animal é único, assim como a sua impressão digital. Cada padrão é exclusivo e, por isso, não existem dois gatinhos com duas impressões digitais iguais.

2) Cada gato tem uma impressão digital diferente

3) O nariz é o responsável pelo poderoso olfato felino

O olfato é um dos sentidos mais apurados dos gatos. Eles têm cerca de 67 milhões de células olfativas presentes no nariz. Já os humanos possuem apenas 5 milhões dessas mesmas células.

4) Além do olfato, o focinho ajuda na regulação térmica

Poucas pessoas sabem, mas o nariz ajuda a regular a temperatura corporal dos bichanos. Essa regulação é feita por meio de glândulas que ficam na ponta do focinho, que permitem reter o calor.

5) O nariz do gato é sempre geladinho

Por causa das glândulas que ficam localizadas no topo do nariz, o focinho de gato libera secreções que deixam a área úmida. É por isso que ela sempre está geladinha.

É importante ter um cuidado especial com a região

Ao perceber que seu gato está com o focinho seco e quente, ligue o alerta! Esse normalmente é um sinal de febre, e por isso a observação do tutor é fundamental.

Clique em “saiba mais” e veja outros detalhes sobre o nariz de gato.