Tricolor é a denominação usada para se referir aos gatos que têm três cores na pelagem. As colorações mais comuns são o preto, laranja e branco, mas cada gatinho tem um padrão diferente de manchas pelo corpo.
A cor da pele e dos pelos dos gatinhos são formadas a partir da melanina, que é dividida em eumelanina (tons escuros) e feomelanina (tons avermelhados). A coloração branca, por outro lado, tem a ver com outros fatores genéticos.
Como as cores dos gatos são formadas?
Como é formado o padrão de três cores nos gatinhos?
O padrão tricolor é formado quando o gato possui o gene do preto e laranja, presentes no cromossomo X. Já a coloração branca vem de outro cromossomo.
A maioria dos gatos tricolor são fêmeas
Para ser tricolor, o gato precisa ter as cores laranja e preto nos genes X, mais o gene das manchas brancas. Como o macho têm os genes XY e a fêmea XX, é mais fácil provável nascer uma gata tricolor.
Um gato tricolor pode ser macho?
A grande maioria dos gatos tricolores são fêmeas por uma questão genética, mas não é impossível nascer um macho tricolor. Isso só acontece graças a uma condição genética.
O gato tricolor macho é uma anomalia genética
Para ser tricolor, o macho deve ter a Síndrome de Klinefelter, caracterizada pela presença de 3 genes (XXY). O Y determina que o gatinho será macho, enquanto o XX permite a manifestação do preto e laranja na pelagem do animal.
Clique em “saiba mais” e descubra outros detalhes sobre os gatos tricolores.