Mito ou verdade: todo gato laranja é macho ou também existem fêmeas dessa cor?
É muito comum ver um gato laranja macho, mas não é tão comum ver fêmeas laranjinhas. Passe para o lado e entenda o motivo disso!
Como a cor do gato é formada?
A cor dos gatos é determinada pela genética do animal. A melanina é a proteína responsável pela pigmentação dos pelos, e é dividida em eumelanina e feomelanina.
A eumelanina produz cores como o castanho e o preto, e a feomelanina produz tons de vermelho. Para ser laranja, o gatinho precisa de um gene específico dessa cor no cromossoma X.
De onde vem a cor laranja?
O que a cor tem a ver com o sexo do animal?
Como as fêmeas são XX, elas precisam ter o gene laranja em ambos os cromossomos X. Já os machos são XY, então eles precisam ter esse gene no único cromossomo X que eles têm.
É verdade que todo gato laranja é macho?
É muito mais fácil um gato laranja ser macho por uma questão de probabilidade. No entanto, isso não impede que nasçam gatas fêmeas dessa cor.
A personalidade dos laranjinhas é amável e brincalhona
Cientistas afirmam que a cor dos pelos do gato pode influenciar na personalidade dos bichanos. Os gatos laranjas gostam de ser o centro das atenções, são amorosos e bem agitados.
Várias raças de gato podem ser laranjas
Não existe apenas uma raça de gato laranja, mas várias. Alguns gatos que podem ter essa cor são o Maine Coon, Persa, Bobtail Americano e o vira-lata.
Clique aqui!
Clique em ‘saiba mais’ e veja mais curiosidades sobre os gatos laranjas!