Todo mundo que conhece o mínimo sobre os gatos já deve saber que a espécie não é muito fã de beber água. A explicação é puro instinto, já que seus ancestrais tinham que sobreviver em climas desérticos. O problema é que a hidratação inadequada pode comprometer gravemente a saúde do pet.
Doenças renais são vilãs dos gatos
Naturalmente os gatos têm mais predisposição para desenvolverem doenças renais que podem levar a um quadro de insuficiência em poucos anos. Por isso, é indispensável incentivar a hidratação desde os primeiros meses de vida. Ter esse cuidado logo no início vai evitar muitos problemas na fase adulta.
Fique atento aos hábitos do seu gato!
Os gatos são criteriosos e isso não é diferente com a água que bebem. O ideal é não deixar de observar seu bichano, tanto para entender seus gostos e o que funciona melhor quanto para monitorar se ele realmente está se hidratando corretamente!
Invista em uma fonte de água
Os gatinhos prezam pela limpeza e frescor, e preferem água corrente. A fonte de água é o acessório mais adequado para estimular a hidratação dele. Não se esqueça de lavar o pote e trocar a água com frequência!
Espalhe potinhos pela casa
Os gatos gostam de praticidade, por isso, se sentirem sede durante uma soneca, dificilmente vão se levantar atrás de água. Torne a vida dele mais fácil: espalhe muitos potinhos pela casa, principalmente perto dos lugares que costumam descansar.
Sachê liberado!
Para a alegria do seu gato, o sachê é uma ótima fonte de hidratação que pode ser inserida na dieta. Prefira marcas de boa procedência e que ofereçam todos os nutrientes necessários. Só se atente às indicações da quantidade certa!
Faça check-ups frequentes no gato
A melhor forma de evitar que seu gato desenvolva uma doença renal é se antecipando ao problema. E isso só é possível mantendo regularidade nas visitas ao veterinário. Descobrir o problema logo no início pode salvar o seu gatinho!