Além de ser muito legal ver a inteligência dos cães em ação, ensinar o cachorro a sentar pode ser muito útil em situações do dia a dia. Em um passeio, por exemplo, você pode ordenar que o cão se sente para esperar o sinal fechar.
E como fazer isso?
Pegue um petisco que seu cãozinho goste muito e mostre a ele. Aproxime o snack do focinho do animal e, em seguida, mova lentamente o petisco para cima até que alcance a parte de trás da cabeça do cachorro. De forma intuitiva, o animal vai entender que precisa se sentar.
Use o comando “senta” e recompensas
O aprendizado fica completo quando você inclui o comando “senta” assim que o animal assume essa posição. Com o tempo, não será mais preciso oferecer petiscos quando pedir que ele se sente. Mas durante o aprendizado, é uma boa estratégia recompensá-lo pela atitude correta.
Ensinando o cão a dar a pata
Quando seu mascote já souber como sentar ao seu comando, comece a ensiná-lo a dar a patinha. Os petiscos são fundamentais também nessa hora. Feche o punho, de modo que o animal sinta o cheiro do snack, mas não possa alcançá-lo.
Quando o cão tentar pegar o petisco, use um comando
Naturalmente, o cachorro vai esticar a patinha para tentar alcançar o petisco. Nesse momento, use o comando “dá a pata”. Com alguns treinos e um pouco de paciência, ele vai aprender que deve fazer esse movimento sempre que ouvir o comando.
Comemore as conquistas do seu pet
Sempre que ele acertar um truque, faça festa, elogie e recompense o cachorro! Essa é a forma de deixar os treinamentos mais divertidos e gratificantes para ambos, o que vai deixar o cãozinho sempre a fim de aprender mais!