Lagartixas são um perigo para gatos! Entenda os motivos...
Muito curiosos, os gatos adoram brincar (e às vezes até comer) insetos que andam pela casa. Enquanto alguns são inofensivos, outros podem trazer problemas à saúde.
Platinosomose: como ocorre a transmissão?
A doença é causada por um parasita que usa a lagartixa como hospedeiro intermediário. Já o gato é o hospedeiro definitivo. Após a ingestão de uma lagartixa infectada, o felino pode ser contaminado.
Sintomas são bem variáveis
De início, o gato pode ser assintomático ou apresentar sintomas inespecíficos, como diarreia, vômitos e perda de apetite. Em grandes infestações, pode haver obstrução das vias e vesícula biliar e resultar na morte do animal.
Diagnóstico é dado a partir de exames clínicos
Para saber se o animal está com platinosomose é feito um exame para detectar ovos dos parasitas nas fezes do gato. Outros exames possíveis são a ultrassonografia e laparotomia exploratória.
Vermífugo tradicional não trata a doença da lagartixa
Apesar de ser um verme, vermífugos normais não são capazes de eliminar os parasitas. Por isso, o diagnóstico e tratamento indicado por um especialista são fundamentais na recuperação do paciente.
O que mais você precisa saber sobre a platinosomose
Gatos que são criados dentro de casa geralmente têm menos chances de sofrer com o problema. Para saber mais informações sobre a doença e principais cuidados, acesse a matéria abaixo.