Gatos são animais com personalidade única e muitas curiosidades anatômicas. Sempre quis saber por quê o corpo dos felinos é tão elástico? Descubra isso e muito mais a seguir!
Audição dos gatos é super apurada
Enquanto um humano jovem e saudável consegue escutar bem até 20 mil hertz, os bichanos podem ouvir sons muito mais agudos, entre 60 mil e 100 mil hertz. A estrutura do crânio dos felinos é a responsável pela audição impressionante.
Gatos conseguem enxergar no escuro
A retina dos gatos tem uma maior quantidade de bastonetes, células responsáveis pelo reconhecimento da luminosidade. Assim, os gatos absorvem mais luz do ambiente, mesmo durante a noite.
Rabo do gato traduz suas emoções
Além de ajudar no equilíbrio do gato, sua cauda também pode se movimentar de diferentes formas, de acordo com seu estado de espírito.
Gatos têm mais ossos que os humanos
Enquanto o corpo humano possui 206 ossos em sua estrutura, os gatos possuem de 230 a 290 ossos no corpo. A coluna vertebral dos felinos também tem sua particularidade: em vez de ligamentos, são músculos que unem as vértebras. Vem daí a flexibilidade sem igual dos gatos!
Gatos não possuem clavícula
O segredo dos gatos para caberem em locais apertados, onde eles aparentemente ficariam esmagados, é a ausência da clavícula em sua anatomia. A cartilagem que a substitui é bem mais maleável.
Patas traseiras e dianteiras são diferentes em gatos
Enquanto as patas de trás têm quatro dedos mais longos - projetados para que o animal pule -, as patas da frente têm 5 dedos mais curtos com unhas retráteis. Assim, ele pode andar sem fazer barulho.
Gatos pulam até sete vezes a sua própria altura
A estrutura muscular dos gatos é semelhante a uma mole, o que permite que o bichano tenha impulso suficiente para dar pulos bem altos e cair sempre em pé.