Por que seu cachorro está comendo as próprias fezes?
A coprofagia canina é um problema muito desagradável, mas que pode ser revertido quando o tutor entende quais questões psicológicas e comportamentais estão envolvidas.
Cachorro estressado ou entediado come cocô
Comer o próprio cocô é uma forma que o cachorro encontra de chamar a atenção de seus tutores quando algo não vai bem: pode ser tédio, ansiedade ou estresse.
Qual raça de cachorro que come fezes?
Algumas raças são mais propensas à coprofagia, como o grupo Terrier, os Hounds e o Pastor de Shetland. Mas o problema pode afetar qualquer cão, inclusive os vira-latas.
Chihuahua, Lhasa Apso e Shih Tzu também podem agir assim
Raças de porte pequeno também costumam desenvolver comportamentos coprofágicos. A principal exceção são os Poodles, que são os cachorros menos propensos a esse hábito.
Dieta de baixa qualidade pode despertar a coprofagia
Às vezes, o cachorro come fezes para tentar nutrir adequadamente o seu corpo. Quando a quantidade ou a qualidade da ração servida não são suficientes, a coprofagia pode vir como resposta.
Coprofagia canina: o que fazer?
A primeira atitude do tutor que vê seu cachorro comendo cocô é repreender o ato com comandos, mas sem gritos ou agressividade. A segunda é marcar uma consulta veterinária e fazer um check-up geral.
Escove os dentes do cachorro
Flagrou o pet comendo fezes? Hora de lançar mão da escova de dentes para cachorro e do creme dental canino e fazer uma higiene completa na boca do animal.
Como impedir o cachorro de comer as próprias fezes?
Tente recolher os excrementos assim que o cão defecar, para que ele não tenha tempo de comer as fezes. E aposte no diagnóstico profissional de um veterinário!