Como funciona a TAA?
A pet terapia é um recurso que, aliado ao tratamento médico, ajuda a melhorar condições físicas e psicológicas, otimizando resultados e contribuindo para a melhora dos pacientes. Esse tipo de terapia deve ser orientada e acompanhada por um profissional de saúde.
Os benefícios da pet terapia
A terapia com pets promove o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social do paciente. Alguns efeitos práticos da TAA são a melhora na comunicação e socialização, diminuição do estresse, tristeza e ansiedade, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.
Raças de cachorro indicadas
para a TAA
Cachorros como o Golden Retriever, Labrador e American Staffordshire Terrier têm os perfis adequados para a terapia assistida por animais. São raças calmas, dóceis e obedientes.
Raças de gato indicadas
para a TAA
Gatos como o Maine Coon, Ragdoll e Persa são as melhores opções de raças para atuarem como terapeutas. Esses animais são sociáveis, carinhosos e conhecidos por terem uma boa relação com os humanos.
Todo cachorro e gato pode participar da TAA?
Além das raças descritas, outros cachorros e gatos podem ajudar na terapia assistida, desde que tenham um bom comportamento. O animal precisa ser dócil, além de ser treinado para a função. Os cuidados com a saúde também são importantes: o pet precisa estar vacinado e livre de doenças.
Saiba mais!