É impossível não se apaixonar pelo Gato de Pelo Curto Inglês (ou British Shorthair), uma das raças mais antigas do mundo.
Origem da raça
Acredita-se que o Gato de Pelo Curto Inglês surgiu no século XIX, sendo uma das raças mais antigas da Europa. Quase foi extinto durante as guerras, mas foi salvo a partir de cruzamentos de Persas e Birmaneses. Em 1967, o British Shorthair foi oficialmente reconhecido.
Pelo curto é uma característica marcante
Os pelos da raça são tão marcantes que deram origem ao seu nome. O British Shorthair tem pelos curtos, densos e de dupla camada. Além disso, seus pelos têm uma textura aveludada super macia. Vale ressaltar que a raça solta muito pelo!
Cores do British Shorthair
A cor mais vista no Gato de Pelo Curto Inglês é a cinza. Mas a raça tem uma grande variedade de cores que são mais difíceis de serem encontradas, como branco, creme, laranja, marrom, preto e rajado.
Personalidade da raça
Bem calmo, amigável e dócil, o British Shorthair prefere passar o dia dormindo. Esse gatinho se dá bem com crianças, idosos e outros animais. Ama ficar com a família, mas não gosta que o toquem demais. Portanto, resista à tentação de ficar o dia todo passando a mão em seu pelo.
Cuidados com a saúde
Como não é muito ativo, o Gato de Pelo Curto Inglês corre risco de se tornar sedentário e obeso. É importante que o gato tenha uma alimentação de qualidade e pratique exercícios. Uma ideia é oferecer brinquedos interativos e enriquecer o ambiente com nichos e prateleiras.