O clássico som de ronronar dos gatos pode significar felicidade ao receber carinho, fome, crise de estresse, sono relaxante e até dor. É importante observar todo o contexto.
2) Amassar pãozinho
O ato de afofar as superfícies e até o colo do tutor, conhecido como amassar pãozinho, pode indicar marcação de território, demonstração de felicidade, que o gatinho provavelmente vai deitar ali ou alongamento.
3) Movimento dos olhos
Quando os gatinhos piscam os olhos lentamente, é sinal de confiança e carinho. Já quando o gatinho fica sem piscar, isso pode indicar uma curiosidade do felino ou que ele está se sentindo ameaçado.
4) Gato miando
Um som curto e animado pode indicar que o gatinho está a fim de brincar, um miado suave é apenas um cumprimento, enquanto o som agudo pode ser de medo ou dor. Já o miado estridente é sinal clássico de um gato com fome.
5 ) Movimentos do rabo do gato
O rabo do gato está se movendo rapidamente, é sinal de empolgação; quando está balançando suavemente demonstra tranquilidade; o rabo com uma leve curvatura significa que o gato está desconfiado; já o rabo entre as pernas significa tristeza.
6 ) Posição do corpo
O gato com corpo arqueado indica que ele está se sentindo ameaçado e pode atacar. Nesse caso, vem acompanhado de dentes à mostra, pelos eriçados, grunhidos e rabo para cima, mas também pode significar um gatinho espreguiçando.
7) Lambidas no dono
As lambidas de gato no dono normalmente são uma demonstração de amor do bichano, mas também podem significar marcação de território e estresse.
8) Gato mordendo
As mordidinhas de gato podem ser um bom sinal ao indicar brincadeiras, mas também podem estar associadas ao medo e estímulos confusos. Quando os gatinhos não estão mais a fim de receber carinho, eles também podem morder.
Para entender melhor o que seu gato quer dizer com cada comportamento, clique em saiba mais.