por Patas da Casa

Focinheira de cachorro é usada apenas para punição? Definitivamente, não! 

A focinheira é um acessório que ajuda a adaptar cães mais agressivos à convivência com outras pessoas ou animais. Mas se engana quem pensa que o acessório é sinônimo de punição para o pet. Veja a seguir como ressignificar esse objeto e usá-lo a favor da educação do seu cão.

Acessório não machuca o cachorro

Quando comprada no tamanho certo e é bem ajustada à cabeça do cão, a focinheira não machuca o animal e nem atrapalha sua desenvoltura na hora do passeio. Lembre-se de retirá-la para que o cachorro possa beber água.

Focinheira pode ser boa ideia em situações novas para o cão

Vai levar seu cachorro ao veterinário, ao parcão ou a algum outro lugar em que ele nunca foi? A focinheira pode deixar você, tutor, mais tranquilo em relação ao comportamento do cão. Percebendo que você está calmo, ele tende a se acalmar também.

Associe a focinheira a algum reforço positivo

Ao apresentar o acessório para o seu pet, experimente utilizar petiscos que o seu cão goste. Ao tentar alcançar a comida que está no fundo da focinheira, aos poucos o cachorro vai entendendo que aquele objeto não o fará mal algum.

Algumas raças são obrigadas a usar focinheira

Pitbull e suas variações - como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. 

Saiba mais!