Você sabe fazer carinho em gatos? Aprenda como fazer do jeito certo!
Os gatos podem ser muito mais carinhosos do que imaginamos. Tudo depende de como a gente se aproxima e interage com eles (principalmente na hora de fazer carinho).
Dar autonomia para o gato ajuda a ter uma interação bem-sucedida
Felinos gostam de se sentir no controle da situação. Por isso, é fundamental não invadir sua zona de conforto e dar mais autonomia para o gato, deixando que ele tome a iniciativa e guie toda a interação.
prefira fazer carinho na cabeça e costas do gato
Saber onde fazer carinho no gato é muito importante! Na cabeça (orelhas, abaixo do focinho e testa) é onde os gatos mais gostam de receber as carícias. Já as costas são uma zona “neutra” que também é boa para os afagos.
É importante evitar as zonas “proibidas”
Existem algumas partes do corpo que são mais sensíveis do que outras e, por isso, estão fora de cogitação para fazer carinho. São elas: a barriga, lombar e patas. Evite essas regiões!
Nunca pegue um gato no colo
Pegar um gato no colo pode parecer tentador, mas não deve ser feito sem o consentimento do bichano. A maioria dos pets não suporta esse tipo de carinho, e por isso é bom deixar que a atitude parta do próprio animal.
A história pode mudar se você já conhece o bichano
O comportamento de um gatinho desconhecido é diferente de um gato que já está familiarizado com você. Por isso, na hora de fazer carinho, é bom medir suas ações se o animal ainda não te conhece.